quarta-feira, 18 de novembro de 2015


Olá a todos os visitantes do blog, hoje venho atrevas deste me despedir em nome do grupo de todos que visitam nosso blog. Foi um prazer fazer cada postagem e vídeo  com muito carinho para todos interessados. Gostaria de agradecer pela oportunidade que a professora Adriana nos deu ao desenvolver este projeto no qual vai além de um simples blog, é também um ambiente de recordação. É com imensa satisfação que concluímos o ensino médio e também nosso projeto, os aprendizados levaremos para sempre, assim como os amigos e todos que participaram de nossa vida nesse momento tão importante e marcante, alguns desde o parquinho outros no ensino médio  mas o mais importante não é a quantia de tempo que passamos juntos e sim o que fizemos com esse tempo, aproveitamos? Bom, eu creio que sim, cada um deixou uma marca boa para ser recordada por todos. Quando me despeço dos meus amigos de classe é como se tivesse levando um pedacinho deles e deixando um pedacinho de mim. 

Fim 





terça-feira, 8 de setembro de 2015

Pela luz dos olhos teus

Pela luz dos olhos teus
                   Vinicius de Moraes


Quando a luz dos olhos meus
E a luz dos olhos teus
Resolvem se encontrar
Ai, que bom que isso é, meu Deus
Que frio que me dá
O encontro desse olhar

Mas se a luz dos olhos teus
Resiste aos olhos meus
Só pra me provocar
Meu amor, juro por Deus
Me sinto incendiar

Meu amor, juro por Deus
Que a luz dos olhos meus
Já não pode esperar
Quero a luz dos olhos meus
Na luz dos olhos teus
Sem mais larirurá

Pela luz dos olhos teus
Eu acho, meu amor
E só se pode achar
Que a luz dos olhos meus
Precisa se casar



segunda-feira, 7 de setembro de 2015


 Vinicius de Moraes 

A Rosa de Hiroshima 

Vinicius de Moraes (1913-1980) concebeu o poema mencionado logo após os Estados Unidos lançarem a primeira das duas bombas nucleares sobre o solo japonês, em agosto de 1945. Sendo contemporâneo desse evento trágico, o poeta procurou registrar com sensibilidade o terrível impacto provocado pelo emprego dessa arma de destruição em massa contra a população civil. Das duas cidades japonesas atingidas pelas bombas, Hiroshima e Nagasaki, o poema, como o próprio título indica, trata da primeira delas.

A Rosa de Hiroshima


Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroxima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A antirrosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.




segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Dona Flor e seus dois maridos

                                  Dona Flor e seus dois maridos
                                                               Jorge Amado

    A obra Dona Flor e seus dois maridos inicialmente foi escrita por Jorge Amado e depois adaptado para a televisão e cinema. Ela descreve a vida noturna de Salvador, seus casinos, cabarés, a culinária baiana, o convívio entre os políticos, doutores e poetas.
    Uma das mais conhecidas personagens feministas do autor , Dona Flor encarna contrações bem brasileiras dividida entre o fiel Teodoro e o extravagante Valdinho, ela decide viver o melhor dos dois mundos.





















Minissérie

domingo, 24 de maio de 2015

 Trabalho de tirinhas, proposto pela professora Adriana e produzido pelas alunas Larissa e Maria Isabela do 3 º B .




quinta-feira, 21 de maio de 2015


Olá Pessoal !

Este é o trabalho de tirinhas produzido pelas alunas Andressa e Isabely do 3ª B ,proposta de trabalho feita pela professora Adriana.



segunda-feira, 18 de maio de 2015



Olá pessoal! Este é o trabalho de tirinhas produzido pelas alunas Beatriz e Brenda do 3° ano B. A proposta de trabalho feita pela professora Adriana era obtermos conhecimento sobre como produzir este gênero textual. Fizemos uma produção com base no que o caderno do aluno (vl. 1) trazia. Para a elaboração do trabalho pensamos primeiro em um lugar, depois criamos os personagens, o cenário e a partir de então desenvolvemos a tirinha. A finalidade do trabalho, além de ser nos trazer mais conhecimento, era a postagem da tira em nosso blog! 

 Espero que gostem :) 

 
 

segunda-feira, 13 de abril de 2015

A Teoria De Tudo


Escrever sobre este filme é como fazer uma prova de humanas e ao mesmo tempo de exatas. Se por um lado devemos analisar a teoria desenvolvida pelo famoso cientista Stephen Hawking, por outro devemos fazer uma análise também de sua vida. O filme, explorando incrivelmente esses dois lados, faz um breve resumo sobre a vida do cientista, aprofundando em sua vida pessoal.

Hawking (Eddie Redmayne) é como qualquer outro aluno de sua universidade. Porém é um garoto bastante curioso, o que lhe favorece em suas teorias e principalmente no seu rendimento
universitário. Querido por boa parte dos professores, Stephen possui uma filosofia de vida que consiste em compreender o que é esse mundo que nos cerca. Qual é a nossa origem? Mas afinal, como surgiu o universo? Essas são as perguntas fundamentais que fazem Stephen se dedica constantemente aos seus estudos sobre física teórica.

Em meio à esses estudos, surge na vida de Stephen a estudante de artes Jane (Felicity Jones). Como pode ser observado, os dois possuem áreas de estudo completamente diferentes, o que faz com que cada um dos dois sinta-se "completado". É brilhante ver como o desenvolvimento do casal se dá, no começo por uma bela história de amor, e no final uma trama que se torna até trágica. Até que ponto Jane consegue aguentar tamanho sofrimento, se a moça estava desejando apenas formar uma família perfeita com seu marido? 

Essa dúvida passa a ser constante a partir do momento em que Stephen se revela portador de uma doença causada pela degeneração dos neurônios motores, a chamada Esclerose Lateral Amiotrófica. A doença consiste basicamente na perda de movimentos musculares, e o resultado disso para Stephen é uma vida sem poder causar qualquer tipo de movimento. E é isso que talvez possa impedir Jane e Stephen de continuarem juntos pelo resto de suas vidas. 

Essa relação se torna bela o bastante para ser observada no filme devido às brilhantes atuações de Eddie Redmayne e Felicity Jones. O ator que trabalhou recentemente em Os Miseráveis agora se mostrou bastante evoluído em relação à seus trabalhos anteriores, nos entregando uma atuação fenomenal e merecedora de grandes elogios. Mostrar as emoções e sentimentos de um cientista que está em um estado trágico parece uma tarefa difícil, mas Redmayne soube muito bem aproveitar isso e o resultado é uma atuação capaz de emocionar qualquer tipo de pessoa. Felicity Jones também dispensa comentários, mostrando a luta da esposa para conseguir salvar seu marido da terrível doença. Merece destaque também a fotografia que, muito bem colocada em cena, remete aos traços da década de 60 de forma bela. 

A direção de James Marsh também é bem vinda e inserida de uma forma que não se torna cansativa, deixando o filme ainda mais completo. Outro aspecto que faz do filme grandioso é a sua trilha sonora, que é colocada no momento certo para que as emoções transmitidas no filme causem efeito. 

A Teoria de Tudo é um filme que representa muito bem a obra de um dos maiores cientistas do nosso tempo. Com uma mensagem bastante atual, o filme procura evitar qualquer tipo de discussão que possa se tornar ofensiva para o lado amoroso, religioso, ou até mesmo científico. Uma obra leve, recheada de mensagens sobre a enorme luta em busca do conhecimento ser válida ou não. 

Amiga Linda


João Bosco e Vinícius


Amiga, não tá dando pra esconder eu não tô bem
Acho que a gente descuidou e foi além
Aquele abraço virou beijo e me cegou
Não controlei os meus instintos e rolou
Amiga, não tô dando fora no seu coração
Mas nós estamos misturando
Amizade e paixão, amizade e paixão

Bem amiga então vamos parar por aqui
Vou te poupar da despedida e sair
Vou levantar fugir tentando não chorar
Você também engole o choro e tenta disfarçar
Vou convencer meu coração que nunca sentiu nada
Você é a pessoa certa, mas na hora errada

Não vou negar, que vou sentir saudade sua
Quem sabe um dia a gente continua, a gente continua
Posso pirar, me declarar pelos bares da rua
E esculpir o seu rosto na lua, o seu rosto na lua

Amiga linda quem sabe um dia vira amada minha
quem sabe um dia vira amada minha


Os Sertões - Euclides da Cunha

 Este livro é dividido em três partes: 
A Terra é uma descrição detalhada feita pelo cientista Euclides da Cunha, mostrando todas as características do lugar, o clima, as secas, a terra, enfim.
O Homem é uma descrição feita pelo sociólogo e antropólogo Euclides da Cunha, que mostra o habitante do lugar, sua relação com o meio, sua gênese etnológica, seu comportamento, crença e costume; mas depois se fixa na figura de Antônio Conselheiro, o líder de Canudos. Apresenta se caráter, seu passado e relatos de como era a vida e os costumes de Canudos, como relatados por visitantes e habitantes capturados. Estas duas partes são essencialmente descritivas, pois na verdade "armam o palco" e "introduzem os personagens" para a verdadeira história, a Guerra de Canudos, relatada na terceira parte,
A Luta é uma descrição feita pelo jornalista e ser humano Euclides da Cunha, relatando as quatro expedições a Canudos, criando o retrato real só possível pela testemunha ocular da fome, da peste, da miséria, da violência e da insanidade da guerra. Retratando minuciosamente movimento de tropas, o autor constantemente se prende à individualidade das ações e mostra casos isolados marcantes que demonstram bem o absurdo de um massacre que começou por um motivo tolo - Antônio Conselheiro reclamando um estoque de madeira não entregue - escalou para um conflito onde havia paranóia nacional pois suspeitava-se que os "monarquistas" de Canudos, liderados pelo "famigerado e bárbaro Bom Jesus Conselheiro" tinham apoio externo. No final, foi apenas um massacre violento onde estavam todos errados e o lado mais fraco resistiu até o fim com seus derradeiros defensores - um velho, dois adultos e uma criança.


Laurence Campos - da casa de taipa ao curso de Medicina da Universidade Federal




quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015


JACK 
O
MATADOR DE GIGANTES 


RESUMO

Jack (Nicholas Hoult) é um fazendeiro que adquire grãos de feijão com a única recomendação de que não devem ser molhados. Obviamente, isto acaba ocorrendo e criando um enorme pé de feijão que vai dar em um mundo de gigantes. Em meio a tudo isso, a princesa Isabelle (Eleanor Tomlinson) é sequestrada pelos gigantes e Jack se unirá ao Rei (Ian McShane) numa cruzada para a salvar a jovem.



DOM QUICHOTE DE LA MANCHA 
MIGUEL DE CERVANTES 


Escolhido recentemente como o melhor livro de todos os tempos por uma comissão de escritores notáveis de 54 países, Dom Quichote de La Mancha chega agora ás livrarias do Brasil em tradução e adaptação de Ferreira Gullar, considerado o maior poeta brasileiro vivo. 

DOM CASMURRO 
MACHADO DE ASSIS 



RESUMO

Dom Casmurro  é o nome de um romance escrito por Machado de Assis em 1899 e publicado no ano seguinte pela Livraria Garnier. Após Memórias Póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba, esta obra completa a chamada "trilogia realista" de Machado de Assis.
Dom Casmurro está dividido em 148 capítulos, na sua maioria curtos. O enredo não é dinâmico e a narrativa é interrompida a todo momento por pensamentos ou lembranças fragmentadas. A narração é feita em primeira pessoa por Bento Santiago, que relata a história de sua vida. Trata-se de uma pseudo-biografia de um homem envelhecido que parece preencher sua solidão com a recordação de um passado que marca seu sofrimento pessoal. É uma visão amarga e doída de quem foi machucado e traído pela vida, e por isso, vai-se isolando e ensimesmando. O título da obra reflete tal ideia: Casmurro é um termo referente ao homem calado e metido consigo. O “Dom” é uma ironia, pois atribui importância, destaque a este homem isolado.
A história se passa por volta de 1857, na cidade do Rio de Janeiro. O narrador realiza uma trajetória pelos bairros e ruas do Rio, desde o Engenho Novo, onde escreve sua obra, até a Rua de Matacavalos, onde passou sua infância e conheceu Capitu (Capitolina). Bentinho e Capitu casam-se em 1865 e separam-se 1872. Depois de alguns anos tentando ter um filho, Capitu dera à luz Ezequiel, cujo nome é uma homenagem ao melhor amigo de Bentinho, Ezequiel Escobar, a quem conheceu quando estudaram juntos no seminário. Bento enxerga no filho a figura do amigo recém-falecido, afogado na praia, e fica convencido de que fora traído pela mulher, o que faz Bento recorrer ao suicídio. Neste momento Ezequiel entra em seu escritório, e Bento decide matar a criança, desistindo no último momento. Ao invés disso, fala ao garoto que não é seu pai, e Capitu escuta tudo, lamentando-se pelo ciúme de Bentinho, que, segundo ela, fora despertado pela casualidade.
Após inúmeras discussões, o casal decide separar-se e o protagonista se torna, pouco a pouco, o amargo Dom Casmurro. Capitu morre no exterior e Ezequiel tenta reatar relações com ele, mas a semelhança extrema com Escobar faz com que Bento Santiago continue rejeitando-o. Ezequiel acaba por morrer de febre tifóide durante uma pesquisa arqueológica em Jerusalém. Ao final, o narrador parece menosprezar um pouco a própria obra e convence-se de que o melhor a fazer agora é escrever outro livro, agora sobre "a história dos subúrbios".


A ESTRADA 
CIDADE NEGRA 




Você não sabe o quanto eu caminhei
Pra chegar até aqui
Percorri milhas e milhas antes de dormir
Eu não cochilei
Os mais belos montes escalei
Nas noites escuras de frio chorei, ei, ei
Ei ei ei... uu

A vida ensina e o tempo traz o tom
Pra nascer uma canção

Com a fé no dia-a-dia
Encontro a solução
Encontro a solução

Quando bate a saudade
Eu vou pro mar
Fecho os meus olhos
E sinto você chegar, você
Chegar

Psicon, psicon, psicon

Quero acordar de manhã do seu lado
E aturar qualquer babado
Vou ficar apaixonado
No teu seio aconchegado
E ver você dormindo e sorrindo
É tudo que eu quero pra mim
Tudo que eu quero pra mim

Quero acordar de manhã do seu lado
E aturar qualquer babado
Vou ficar apaixonado
No teu seio aconchegado
E ver você dormindo é tão lindo
É tudo que eu quero pra mim
Tudo que eu quero pra mim

Você não sabe o quanto eu caminhei
Pra chegar até aqui
Percorri milhas e milhas antes de dormir
Eu não cochilei
Os mais belos montes escalei
Nas noites escuras de frio chorei, ei, ei
Ei ei ei

Together
Together

Meu caminho só meu pai pode mudar
Meu caminho só meu pai
Meu caminho

Together
Together

Meu caminho só meu pai pode mudar
Meu caminho só meu pai
Meu caminho

Together
Together
Together

domingo, 11 de janeiro de 2015

Acima das Nuvens 
Não recomendado para menores de 14 anos 
Maria Enders (Juliette Binoche) é uma famosa atriz que fica perturbada com o fato de que JoAnn (Chloë Moretz), jovem estrela de Hollywood, irá interpretar o papel que a fez famosa há vinte anos. Convidada a dividir o palco com a novata, uma insegura Enders viaja até os Alpes para ensaiar e conta com o apoio de sua assistente (Kristen Stewart) no confrontamento com seu passado


Loucas pra Casar

Não recomendado para menores de 14 anos 
Malu (Ingrid Guimarães) tem 40 anos e trabalha como secretária de Samuel (Márcio Garcia), o homem de sua vida. Apesar de estarem namorando há três anos, não há o menor indício de que um pedido de casamento esteja por vir. Um dia Malu percebe que faltam algumas camisinhas no estoque pessoal do namorado e logo deduz que ele tem uma amante. Após contratar um detetive particular, ela descobre outras duas mulheres na vida de Samuel: a dançarina de boate Lúcia (Suzana Pires) e a fanática religiosa Maria (Tatá Werneck). É claro que as três irão disputar a preferência do amado.


Os Caras de Pau em O Misterioso Roubo do Anel 
Não recomendado para menores de 10 anos 
A socialite Gracinha de Medeiros (Christine Fernandes) contrata os atrapalhados seguranças Pedrão (Marcius Melhem) e Jorginho (Leandro Hassum) para tomarem conta do anel Tatu Tatuado de Topázio, uma herança de família, enquanto o objeto fica em exposição em um museu. Acontece que a joia é roubada e a dupla é acusada pelo furto. Para provar sua inocência, eles vão ter que enfrentar uma quadrilha de ninjas e até mafiosos portugueses, de olho no anel.


Uma Noite no Museu 3: O Segredo da Tumba